O que são vasos de pressão e como são classificados?
Como a indústria tem uma atividade muito heterogênea, essa característica também deve estar presente nos vasos. Existem vários tipos, para atender aos mais diferentes usos e particularidades de cada setor.
Os vasos sujeitos a chamas, como o próprio nome diz, são usados em locais com presença de fogo. Dois exemplos dessa variedade são os fornos e as caldeiras.
Alguns exemplos são os mais variados tipos de reatores, torres de destilação fracionada, retificação e absorção, bem como vasos de armazenamento e acumulação.
LAUDO DE VASOS DE PRESSÃO NR-13.
É a fiscalização dos equipamento e a emissão de relatório obedecendo à norma vigente e constará a real situação da caldeira. Esse relatório é um registro de segurança que deverá constar a data e o tipo de inspeção realizada e os demais itens avaliados conforme a inspeção recolhendo uma assinatura de um operador da caldeira comprovando a inspeção e adequação da NR13.
NR13 COM ART – INSPEÇÃO DE VASOS DE PRESSÃO
A Inspeção de Vasos de Pressão
Escopo do Serviço: NR 13 com ART
Visita técnica para estabelecer cronograma de trabalho;
Verificação das documentações dos equipamentos;
Adição de Inspeção visual da instalação e dos equipamentos;
O que significa A.R.T?
R: Anotação de Responsabilidade Técnica
Leia mais aqui: INSPEÇÃO EM VASOS DE PRESSÃO
É de extrema importância que no laudo para vasos de pressão toda documentação necessária da caldeira esteja próxima a sua instalação, esse prontuário é fornecido do fabricante acompanhando o laudo e deve constar; Código de proteção e ano de edição, materiais específicos, conjunto de desenhos demais dados, procedência da fabricação, montagem e inspeção em conformidade a PMTA, dados dos dispositivos de segurança, tipos de funcionalidade e ano de fabricação.
Esses documentos são relevantes para uma inspeção completa, caso as descrições do recipiente necessite ser deslocada, o responsável deverá fixar uma cópia legível em seu lugar. você pode conferir na legislação da guia trabalhista em Vasos de Pressão
Vasos de Pressão em conformidade a NR-13 é:
Estabelecer testes de verificação das condições de segurança de cada vaso de pressão como estabelece a norma:
Elaborar de laudo atestando a condição operacional do equipamento
Abertura ou atualização do Livro de Registro de segurança para cada equipamento.
Verificar as Placas de identificação de cada equipamento, caso não exista.
Calculo da PMTA.
Criação do Projeto de Instalação.
Deve ser anotada no Registro de Segurança a data da instalação do vaso de pressão a partir da qual se inicia a contagem do prazo para a inspeção de
segurança periódica.
A inspeção de segurança periódica, constituída por exames externo e interno, deve obedecer aos seguintes prazos máximos:
O Teste Ultrassom para vaso de pressão: Medição de espessura da chaparia (Tampos e Costado), através de Ultrassom.
Serviço de Teste Hidrostático: Será realizado teste T.H. em conformidade com NR 13 Portaria 3214/78 do MTE.
Execução de Teste Liquido Penetrante: Será realizado teste L.P. caso o equipamento tenha sofrido alteração em sua estrutura nas regiões de soldas.
Referências Normativas aos dispositivos aplicáveis e suas atualizações:
Você pode Fazer Inspeção de Vasos de pressão NR13.