O método de inspeção por Liquido Penetrante é um ensaio não destrutivo utilizado para detecção de defeitos abertos na superfície. Ele pode ser usado em materiais como alumínio, magnésio, latão, cobre, ferro fundido, aço inoxidável, carbonetos, estelita, certos plásticos e cerâmicas. 

Uma solução química base óleo com corante, seja visível ou fluorescente, capaz de migrar para as descontinuidades abertas à superfície pela ação capilar e utilizada para localizar descontinuidades em materiais ferrosos e não ferrosos, assim como em algumas cerâmicas e plásticos. 

 

Existem diferentes métodos de aplicação do revelador? 

Sim. Os métodos são: 

  1. Úmido não aquoso (normalmente se aplica por pulverização em aerossol)
  2. Pó seco (aplicado por imersão, pulverizando/polvilhando, escovando)
  3. Úmido solúvel em água (aplicado por imersão, pulverizando/fluindo)
  4.  Úmido suspenso em água (aplicado por imersão, pulverizando/fluindo)

O ensaio por líquido penetrante é capaz de ser aplicado para achar pequenas fissuras e trincas em tanques, soldas e sistema de encanamento, vasos de pressão, caldeiras e muitos outros equipamentos. 

Para aplicação do ensaio não destrutivo por líquido penetrante comumente se utiliza pistola, spray de modelo aerossol e pincel com cerdas resistentes e maleáveis para facilitar o espalhamento do conteúdo na área do componente a ser examinado.

Após ser colocado no local escolhido para ser feito o ensaio por líquido penetrante, o fluido tem um período de atividade de penetração. Ao passar esse tempo, o fluido deve ser retirado através de lavagem com água ou extração com a utilização de solventes exclusivos para esse tipo de tarefa. Por fim, um talco específico conhecido como revelador que vai extrair o liquido remanescente das fissuras e exibir a posição exata das descontinuidades presentes no equipamento.

O ensaio por líquido penetrante funciona com relação na técnica da capilaridade, ou seja, tem a capacidade de penetração de um fluído em locais extremamente minúsculos, que possui uma curtíssima tensão e que estejam mesmo sobre cabeça, essa técnica independe da gravidade. Dessa maneira, tem a capacidade de detectar descontinuidades em aparelhos de conexão por solda, como por exemplo gota fria, trinca de tensão, causadas por métodos de revestimento. E ainda descontinuidades provocadas, no decorrer do momento da produção de um produto ou de medidas usadas na configuração de objetos com dupla laminações, trincas e porosidade, todos esses componentes são bem recomendados para serem verificados com o ensaio por líquido penetrante. 

LIGUE PARA ORÇAMENTO de INSPEÇÃO E MANUTENÇÃO EM CALDEIRAS

11 4116-1776

NOSSOS CANAIS: FACEBOOK | GOOGLE MEU NEGÓCIO |INSTAGRAM AMGSERVICESS | WHATSAPP