Como calibrar um manômetro
O manômetro é um instrumento de medição muito usado no âmbito industrial, sua função é a medição da pressão de gases e líquidos existentes em recipientes fechados. O processo de medição se dá utilizando a pressão atmosférica como nível de referência, a medida da diferença entre a pressão real e a pressão atmosférica é chamado de pressão manométrica.
Antes de dar início ao processo de calibração de manômetro, é extremamente importante que o instrumento esteja completamente limpo, certificando de que não exista nenhum tipo de impureza que possa danificar o padrão, em especial se o padrão de referência sendo utilizado for uma balança de pressão ou um manômetro digital de pistão.
Utilizado na medicina e em diversos segmentos industriais para a medição de pressão, seja ela a pressão atmosférica ou a pressão de gases e líquidos, o manômetro é um instrumento que requer muito cuidado. Além de contar com instrumentos de qualidade, um fator que pode ser decisivo nas medições é a calibração do manômetro.
Por que calibrar o manômetro?
Como falamos acima, o manômetro é um instrumento utilizado em vários segmentos e pode ser encontrado em diversos modelos, como os de manômetros de mercúrio e os digitais, que possuem diferentes funcionalidades e formas de uso.
Justamente por ser um instrumento de alta importância em diversos processos, é indispensável garantir que ele esteja devidamente calibrado para evitar falhas na medição, o que, dependendo do setor que for utilizado, pode levar a erros de nível catastrófico. Por isso, além da calibração de fábrica, recomenda-se a revisão periódica do aparelho ao menos uma vez ao ano, ou conforme necessidade.
Como é feita a calibração do manômetro?
Existem diferentes tipos de calibração que podem ser realizadas em um manômetro, dependendo da necessidade de uso e do próprio aparelho. Entenda quais são eles:
Calibração Básica
Somente zerar o seu manômetro pode não ser suficiente para ter uma leitura eficiente. Então, vamos mostrar como calibrá-lo por um método de análise:
1 – Utilize um medidor questionável e outro preciso. Use ambos para medir a pressão da mesma coisa, anotando os resultados;
2 – Cruze os resultados dos dois medidores, e repita o processo com vários outros itens de pressões variadas, sempre anotando os resultados;
3 – Em seguida, altere o mostrador ou faça uma nota. Alguns medidores de pressão permitem ajustes no mostrador para calibrá-los, outros não. Então, ao invés de forçar o medidor e potencialmente quebrá-lo, faça uma nota da diferença que ele mostra, como “lê 5mmHg além”, no medidor.
Calibração em Laboratório
Outra forma de se ter uma calibração precisa é levando seu instrumento de medição até um laboratório de calibração, que possuem os equipamentos adequados para esse procedimento. O processo de calibração envolve:
- Análise do bom funcionamento de todas as funções do instrumento;
- Coleta de dados para determinar quais são os erros apresentados;
- Levantamento de dados para o ajuste do equipamento e como fazê-lo;
- Alterações necessárias para que todas as especificações de fabricação estejam adequadas para uso.
Saiba mais sobre O que é certificado de calibração
Calibração de manômetro digital
A calibração de um manômetro digital funciona com o mesmo método básico de comparação das medições. Em geral, envolve a conexão do dispositivo sob teste (DUT) com o dispositivo padrão e a geração de uma pressão comum no circuito de medição.
LIGUE E PEÇA AGORA UM ORÇAMENTO
AMG SERVICES
11 4116-1776